Assim como na medicina, as inovações tecnológicas para o ramo da Odontologia crescem ano após ano e ajudam no resultado eficaz de cada tratamento.
Não é mais novidade para ninguém que, ao decorrer dos anos, a tecnologia avança e surpreende cada vez mais em diversas áreas, principalmente, na saúde. O que antes parecia improvável, hoje já é possível graças aos adventos de materiais e aparelhos ultramodernos. Na Odontologia não é diferente, já que, a utilização de procedimentos tecnologicamente avançados otimizam tratamentos com agilidade e eficácia. Além de trazer benefícios rapidamente percebidos, tanto pelo profissional quanto pelo paciente, utilizar a tecnologia é uma forma de se tornar autoridade no mercado. Esta também é uma grande aliada à Radiologia Odontológica Digital que, atualmente, dispõem de uma variedade de modalidades de imagem para tratamentos com acesso imediato, e até mesmo a própria avaliação clínica com os exames complementares por meio de imagens odontológicas via internet.
A radiologia digital trouxe enorme avanço à qualidade dos exames, proporcionando diagnósticos mais precisos. As imagens são muito mais detalhadas, o que facilita o trabalho do odontologista. Elas permitem a identificação de patologias ou problemas que não seriam exibidos no exame convencional. E também contém menos exposição, já que, exige menos tempo de contato com a radiação, o que proporciona mais segurança tanto para os pacientes, quanto para os profissionais.
Atualmente as imagens em alta resolução se dividem em 2D e 3D. As radiografias digitais 2D permite uma melhor análise e documentação da arcada dentária com uma visualização que, antes, não era possível. Ela é utilizada em exames como Radiografia Panorâmica com traçado anatômico; Radiografia Panorâmica de ATM; Radiografia Periapical; Radiografia Interproximal; Telerradiografia Lateral e Frontal do Crânio; Documentação Ortodôntica e outros. Já a Radiologia em 3D trabalha com a Tomografia Computadorizada que é analisada em um software que faz a reconstrução da arcada dentária em terceira dimensão. O resultado é bastante eficaz para observar pequenas fraturas e até a formação de tumores.
Outra novidade da área de diagnósticos por imagem é o escaneamento intraoral. Essa técnica conta com modernos escâneres que realizam o escaneamento das arcadas de forma rápida e confortável para o paciente, substituindo a moldagem tradicional. Se comparado com essa técnica convencional, o incômodo desse procedimento é mínimo. Após o escaneamento, as imagens ficam disponíveis na tela do computador e o dentista responsável poderá realizar o planejamento de diversos tratamentos odontológicos, inclusive estéticos. A radiologia odontológica digital, e a tecnologia como cotidiano, são alternativas que proporcionam tratamentos eficazes ao paciente, com muito mais recursos à disposição dos cirurgiões dentistas. Todos esses exames de imagem ultramodernos já são uma realidade na Clínica São Brás.
Deixe seu comentário